O Fácil Ofendido é uma tradução literal do termo em inglês Easy Offended,situação em que, como é fácil entender, pessoas adultas se alteram facilmente com situações de baixo ou nenhum potencial realmente ofensivo e ficam totalmente furiosas com os dissabores do dia a dia. também chamados de nervosinhos, os Fácil Ofendidos sofrem muitos problemas de saúde devido à constantes alterações de humor que, caso não saibam, causam taquicardia, aumento de pressão e gastrites.

Claro que essa situação tem cura e essa discussão é muito comum nos EUA e penso ser necessária também aqui no Brasil, principalmente nesta era de debates intensos cheios de passionalidade e pouco conhecimento sobre assuntos do cotidiano. Caso você não tenha certeza de conhecer ou ser um Fácil Ofendido, vamos à parte divertida, os sinais mais notórios.

1- TUDO QUE FAZEM/DIZEM É PARA OFENDER: é normal um Fácil Ofendido achar que todos estão falando mal dele, a toda hora, ou que cada coisa que fizeram que ele não gostou foi intencionalmente para deixá-lo pessoalmente triste ou irritado e mesmo sem provas, reage violentamente contra seus convivas. Odeia sarcasmo.

2- QUEM NÃO CONCORDA É INIMIGO: esse é um dos meus favoritos. A pessoa não consegue digerir a existência de pessoas que tenham opiniões ou gostos diferentes do dele, pois certamente discordam somente com o intuito de ofendê-lo, pelos motivos mais banais existentes como gosto musical ou gastronômico. As vezes nem precisa discordar, ter uma ideia melhor já causa o mesmo desconforto nele.

3- ODEIA SER CORRIGIDO: espécie muito comum entre os Easy Offended, (EO para abreviar)mesmo que coloque sua vida em risco, odeia ser corrigido pois uma vez que determinou que uma informação lhe foi confiada, é porque está totalmente correta para sempre. Se erar é humano, não ser corrigido por nunca errar o torna sobre-humano, um semi-deus com um corretor ortográfico que sofre muito… Os professores detestam.

4- QUER CONTROLAR OS AMIGOS: quem nunca conheceu um colega de trabalho ou faculdade que se irritou porque você foi almoçar com outras pessoas ou ainda, convidou alguém diferente para almoçar com vocês? O EO decide com quem você vai conversar, namorar, almoçar e caso não cumpra as demandas você o está destratando de propósito só para deixá-lo triste.

5- CRIA GRUPOS RIVAIS: talvez o estágio mais avançado do EO, reúne em torno de si os concordantes e está sempre classificando os discordantes como “eles contra nós” em situações que estão juntos na mesma situação, seja familiar, escolar ou profissional. O tipo mais temido pelos gestores por criarem subdivisões nas equipes de projeto, costumam sabotar todo tipo de encontro desde brainstorms até festas de aniversário e casamento.

 Certamente o EO sofre de algum distúrbio de auto-estima. Se o tímido é o convencido inseguro por achar que tudo e todos o têm como centro do universo, o EO acha que tudo é voltado para seu desconforto social e que está lutando pelo seu espaço na sociedade. Ao meu ver parece mais um caso de déficit na interpretação das situações (e de texto!) onde a rasa ou nenhuma compreensão o faz achar que estão o enganando ou o depreciando.

Não importa a situação, o EO precisa de apoio psicológico e dos amigos pois desse modo acabará sozinho e triste, com raiva dos outros que nada fizeram contra ele.

0
0

Escrever artigo sobre este tema

O The Global P. é uma plataforma aberta de debate. Os textos nele postados não refletem a opinião do site. Você tem uma opinião diferente da desse autor? Escreva o seu próprio artigo! Clique aqui e saiba mais.