A morte de Teori Zavascki em uma queda de avião suscitou nas redes sociais as reações mais extremadas. Diante desse acontecimento tão surpreendente, em que não se há um culpado evidente e se necessita de investigações profundas para se chegar a alguma conclusão adequada,  muitas pessoas acusaram sem provas ou evidências quem lhe parece conveniente, criando teorias da conspiração, cada uma delas feita sob medida para agradar algum grupo ideológico em específico. 

A direita acusa o PT e Lula (que está com um pé na cadeia e com medo de ser preso), afinal, a “maligna” esquerda é composta por terroristas, mataram Celso Daniel. São capazes de tudo.

A esquerda acusa Temer, afinal, ele foi citado várias vezes nas delações. O áudio do Jucá confirma as más intenções de Temer. Mais ainda: esse acidente confirma de vez a tese do golpe.

Esse jogo de acusações só mostra una coisa: que ideologia é principalmente um ato de montar narrativas coerentes sobre a realidade, selecionando os fatos que interessam, distorcendo ou ignorando os que não são convenientes.

A partir daí se monta sua visão de mundo, totalmente moldada pelo viés ideológico preferido. É uma ferramenta poderosa que te ajuda a não pensar muito, pois as respostas já estão prontas dentro da dualidade “minha ideologia boa x a ideologia do outro ruim”. Só pode ser os malignos que discordam da minha posição política que cometem crimes absurdos. Não precisa investigar para ter provas, a condenação já é óbvia e clara na cabeça do que pensa com mentalidade ideológica. O culpado é o outro, pois ele é detentor de todos os males. Mentalidade semelhante ao religioso que acha ser culpa do Diabo de tudo que seja ruim e deve ser combatido.

Não podemos dizer nada ainda sobre que houve no caso de Teori e ainda é prematuro falar qualquer coisa de concreto. Nos faltam dados concretos de análise suficientemente fundamentados para fazermos um julgamento adequado desta tragédia. Mas o que já sabemos é que os ideológicos já tem certeza de tudo o que aconteceu. Afinal, a ideologia nunca falha.

2
0

Escrever artigo sobre este tema

O The Global P. é uma plataforma aberta de debate. Os textos nele postados não refletem a opinião do site. Você tem uma opinião diferente da desse autor? Escreva o seu próprio artigo! Clique aqui e saiba mais.