O Timão estreou hoje diante do Grêmio, na Arena Corinthians, em jogo que colocava em combate dois times que vivem momento parecido. Ambos de bom futebol em 2015 não vivem boa fase nesse ano e foram eliminados por times de menor expressão nos estaduais e caíram nas oitavas de final da Libertadores.

O time da casa deu pistas de como deve ser a campanha do Brasileirão 2016. Pouca criatividade, pouca inspiração, boa defesa e boa vontade. Diferente da campanha do ano passado em que o time saiu vitorioso, o Corinthians não conseguiu repor suas peças à altura. A iminente janela do meio do ano ainda promete retirar outros jogadores importantes. Elias e Felipe parecem já falar em tom de despedida.

Outro que já viveu melhores dias é Tite. Após provar a todos críticos que tinha razão e ver Vagner Love desencantar e ser decisivo na reta final do Brasileirão 2015, Tite se deu ao luxo de tentar repetir a dose na atual temporada. André vive momento conturbado, mas parece ter cadeira cativa na admiração do treinador. Rodriguinho e Bruno Henrique são outros que testam a paciência da fiel, mas não de Tite.

Além disso, o esquema 4-1-4-1 que resultou em espetáculos, já não faz o mesmo efeito com jogadores diferentes e esquema já estudado pelos rivais. Talvez seria o momento de testar algumas variações táticas para a nova equipe do Corinthians.

Porém nem tudo é pessimismo. Tite ainda é o melhor técnico brasileiro em atividade, sabe como poucos jogar um campeonato de pontos corridos. O time tem ótimo aproveitamento na Arena Corinthians e jogadores como Fagner, Giovani Augusto e Marquinhos Gabriel tem mostrado boas atuações. Além dos reservas Marlone, Romero, Maycon e Arana que foram bem quando testados.

Depois de um senhor desmanche no início do ano, o Corinthians faz nem mais nem menos do que era esperado de um time em formação. Agora a equipe deve trazer reforços pontuais (um camisa 9 de peso, um zagueiro para repor Felipe e um meia armador) e criar uma base para brigar pela zona de classificação na Libertadores ou Copa do Brasil. Se o trabalho for bem feito e sem novos desmanches, o time vem forte para a Libertadores 2017.

Aproveito a primeira rodada para colocar meu palpite de G4 e Z4.


1.       Palmeiras

2.       Atlético-MG

3.       Fluminense

4.       Corinthians

      17.   América-MG

      18.   Vitória

      19.   Ponte Preta

      20.   Figueirense


Mesmo se tratando de um Brasileirão nivelado por baixo, ainda se trata de um dos campeonatos mais disputados do mundo. Guardiola diz, as primeiras e últimas 10 rodadas são decisivas para dizer quem será e principalmente quem não será campeão.

 

Vai Corinthians!

9
0

Escrever artigo sobre este tema

O The Global P. é uma plataforma aberta de debate. Os textos nele postados não refletem a opinião do site. Você tem uma opinião diferente da desse autor? Escreva o seu próprio artigo! Clique aqui e saiba mais.