A cada dia que passa, um número cada vez maior de séries é produzido, com concomitante aumento na audiência e interesse das pessoas. Basta analisar o crescimento da adesão de assinantes ao Netflix, bem como o tamanho do alcance que uma série de sucesso pode obter, com pessoas compartilhando e falando sobre a mesma. Dentro dessa perspectiva, podemos dizer que a tecnologia disponível para a produção de séries é cada vez maior, porém uma série antiga, dos anos 90, ainda se sobressai quando comparada às mais recentes. Estamos falando de Friends.

Friends é uma série americana genialmente criada e produzida por David Crane e Marta Kauffman, exibida pela emissora NBC entre os anos de 1994 e 2004. A série conta com diversas estrelas do cinema e TV americanos, sendo que a atriz responsável por interpretar a personagem Rachel, Jennifer Aniston, é uma das mais conhecidas do elenco, que conta ainda com participações especiais ilustres, como Brad Pitt.

Friends se passa na Nova York dos anos 90, contando a história de um grupo de 6 amigos: Monica, Ross, Chandler, Phoebe, Rachel e Joey. A série mostra uma série de eventos que vão se desenvolvendo ao longo dos episódios, e que afetam diretamente a vida de cada um dos personagens, com um humor doce e sarcástico, nem um pouco apelativo, que pode te divertir muito e fazê-lo cair na gargalhada, seja sozinho ou com aquela companhia para uma maratona da série.

O brilhantismo de Friends apresenta características peculiares, pois o que mais chama a atenção, é sua proximidade com a realidade, que é mostrada ao longo de toda a série. A série certamente é capaz de fazer quem a assiste a associar determinado acontecimento ou cena a alguma história de vida própria (mesmo que a série retrate a cultura americana, certamente possui semelhança com as histórias de muitos brasileiros). Obviamente algumas cenas são sensacionalistas, para garantir a graça do episódio, mas a realidade da série é muito forte.

Afinal, quem não conhece alguém “mandão” e competitivo como a Monica? Piadista e travado como Chandler? Garanhão e faminto como Joey? Consumista e mimada como a Rachel? Louca e artista como a Phoebe? Ou até mesmo inteligente e orgulhoso como Ross? Mas não apenas pelos personagens em si, mas as histórias contadas possuem muita realidade envolvida, afinal, demonstra o crescimento pessoal, profissional e amoroso de todos os personagens, algo que todas as pessoas vivem em um momento de suas vidas. Encontrar o grande amor de sua vida, traição, um novo emprego, busca de oportunidades, demissão e sobretudo a construção de laços, e muitas outras coisas, são detalhes que diversas pessoas acabam se identificando com a própria realidade.

Mas o carro chefe da série, sem dúvida alguma é mostrar a importância dos laços de amizade em cada um dos momentos acima mencionados, e certamente ela atinge seu objetivo nesse ponto. A amizade é extremamente importante na vida de cada um de nós, nos momentos bons e ruins, e a série atua com perfeição ao demonstrar isso. Foram 10 temporadas, totalizando 236 episódios, e em todos eles, podemos ver a união do grupo de 6 amigos, que não importa o que aconteça, sempre permanecem juntos. Claro que há desavenças e brigas, mas apesar dos pesares, amigos de verdade não se abandonam, e ao final de tudo, a série termina exatamente como começou, com a união dos amigos.

Por isso, Friends é a melhor série de todos os tempos, por unir humor, um toque profundo de realidade, e sobretudo, por nos fazer refletir e valorizar cada um de nossos verdadeiros amigos, que estarão sempre juntos a nós. Junte isso a atuação brilhante de cada um dos atores principais, que cumprem com perfeição as características de cada personagem, aliado a um roteiro muito bem escrito pelos produtores, com uma história divertida, engraçada, envolvente e por vezes dramática, e temos a receita para a melhor série de televisão já produzida.

Enfim, Friends é a série que nos mostra que bons momentos não valem nada se você não tem amigos para compartilhar sua felicidade. Quem nunca assistiu, recomendo muito que assistam, pois não irão se arrepender!

1
4

Escrever artigo sobre este tema

O The Global P. é uma plataforma aberta de debate. Os textos nele postados não refletem a opinião do site. Você tem uma opinião diferente da desse autor? Escreva o seu próprio artigo! Clique aqui e saiba mais.