Como poderemos um dia ter um país melhor?

Hoje, depois de 5000 anos documentando a história da humanidade, dos diversos impérios, sistemas econômicos e modos de organização política, acho que não resta a menor dúvida que a  democracia, é uma condição necessária para que as pessoas possam viver com dignidade e segurança. 

Acontece que a democracia, que fundamentalmente habilita os cidadãos a escolher seus representantes, que deveriam defender os interesses dos eleitores, acaba funcionando de forma capenga nos países em que a população por desinteresse, ou despreparo escolhe representantes corruptos, ou comprometidos com políticas ultrapassadas e comprovadamente perniciosas, ou pior ainda uma combinação de ambas as coisas.

porisso, acabamos sustentando esse monte de meliantes, que se unem em partidos que mais parecem quadrilhas, ou organizações criminosas, cuja única ideologia e a de manter um estado gigante, ineficiente e confuso, impingindo uma carga tributaria gigantesca sobre uma população pobre e carente, sem oferecer a contrapartida de serviços públicos decentes, e sorrateiramente jogando nas costas da população,  o desperdício incalculavel de dinheiro publico em obras faraônicas, cuja única explicação possível seria o superfaturamento com desvio de dinheiro publico pra campanhas de enriquecimento ilícito. basta ver os fatos espantosos que vieram a luz após a delação premiada dos diretores e proprietários das maiores empreiteiras. Como se não bastasse essa roubalheira deslavada, temos um conjunto de privilégios conquistados pelos parlamentares, que tornam o nosso congresso o mais caro do mundo, alem do sistema de indicar diretorias das estatais, que se transformam em mais outra fonte de corrupção e desvio de dinheiro.

E não acaba ai, temos milhares de cargos de confiança nomeados por critérios de indicação, ministros nomeados ou pra conquistar foro privilegiado e não serem presos, ou pra gerenciar uma rede de corrupção. Normalmente sem nenhuma experiência ou preparo na área de sua pasta. Um estado gigante que oferece privilégios aos funcionários públicos, tanto aos verdadeiros quanto aos muitos fantasmas que oneram o tesouro, e colocam em perigo o futuro de toda a população. Fundos de pensão das estatais geridos de maneira temerária, causando prejuízo muito severo aos funcionários dessas empresas. E vai por ai incontáveis exemplos de descaso com a população.

Ai parece que eu duvido da importância da democracia. Mas não. Tenho a consciência de que só democraticamente conseguiremos mudar essa situação, e somente educando e preparando a população, pra conhecer e exigir seus direitos, valorizar a boa condução da economia, escolher representantes com passado limpo, sem participação em esquemas corruptos, não reeleger maus políticos.

Porque se tivermos uma ditadura imposta aos Brasileiros, a população não teria meios para lutar por uma situação melhor, e ninguém garante que a corrupção seria menor, com o agravante que ninguém teria a possibilidade de divulgar ou mesmo de investigar os malfeitos, que certamente ocorreriam.

resumindo:

sem uma população mais preparada e educada, não chegaremos a lugar nenhum.  E pra conseguir algum resultado nesse sentido demora muito. Infelizmente não espero muita melhora  no curto prazo

 

 

 

5
0

Escrever artigo sobre este tema

O The Global P. é uma plataforma aberta de debate. Os textos nele postados não refletem a opinião do site. Você tem uma opinião diferente da desse autor? Escreva o seu próprio artigo! Clique aqui e saiba mais.