Foi em 06 de maio de 2004 que uma cena no corredor finalizou um dos maiores sucessos da TV, quando o assunto é série de comédia. Sim! Já faz 12 anos que Friends encerrou sua trajetória de 10 temporadas, totalizando 236 episódios, na televisão. A série é no formato sitcom (Situation Comedy), que consiste em episódios independentes uns dos outros. Cada episódio da série possui sua trama central finalizada nele próprio, são pouquíssimos os quais um continua os acontecimentos do anterior.  Séries como “How I Met Your Mother”, “The Big Bang Theory” e “2 Broke Girls” seguem o mesmo padrão de formato.

Bom, a sinopse básica de Friends que se vê em qualquer veículo de informação é geralmente algo como: “seis amigos que enfrentam os problemas da vida adulta”. Eu sempre achei essa sinopse extremamente cafona pra grandiosidade que está dentro de Friends. Portanto, eu decidi classificar Friends como uma série que trata o amor (Ponto).

Agora eu vou explicar: A trama trata o amor em suas diversas formas, pois dentro desse sexteto da amizade há amigos de infância, irmãos, amigos de faculdade, colegas de quarto, namoro e casamento. As personagens principais da série são Rachel, Monica, Ross, Chandler, Phoebe e Joey.

Ross e Monica são irmãos, Monica e Rachel são amigas de infância, Ross e Rachel possuem uma das maiores histórias de amor da televisão, Chandler e Joey dividem o apartamento que é em frente ao apartamento de Monica, no qual Phoebe e Rachel já moraram. Agora me respondam: se isso tudo não é amor, então é o que?

O amor em Friends está em outras coisas como, por exemplo, a música tema da abertura (e a própria abertura em si), “I’ll Be There For You”, porque quem nunca quis se jogar naquela fonte com os amigos ao som dessa música? Ah, e a decoração do apartamento da Monica? A gente nunca se esquece do pôster Frances na sala de estar e da moldura amarela em volta do olho mágico na porta (que virou um grande símbolo para os fãs). Os Friends Joey e Chandler possuem os melhores bichinhos de estimação do mundo, o Pintinho e o Pato. A mesa de pebolim e a estátua de cachorro que viraram ícones da decoração também. Além disso, a série carrega todo o ar dos anos 1990, no cenário e figurino. E por ainda falar em cenário, o que é aquela cafeteria? O Central Perk é onde os nossos Friends se reúnem para conversar e tomar café. Aliás, dois dos Friends já trabalharam lá. Ah, não existe nenhum episódio da série em que não aparece os seis Friends, ou seja, todos eles gravaram e participaram dos 236 episódios da série toda.

A série teve mais de 200 indicações para grandes premiações, como o Emmy Awards e o People’s Choice Awards. São mais de 60 prêmios ganhos e, dentre eles, 1 Golden Globes. A revista Mundo Estranho em Abril de 2013 lançou uma edição especial sobre séries, na qual ela dizia que, de acordo com o Guinness World Records, a série mais assistida da atualidade foi “House” (2004 – 2012). No entanto, “House” é uma série dramática, contendo apenas umas pitadas de humor. Além disso, temos outros grandes nomes populares mais recentes em séries, como “Game Of Thrones”, por exemplo, que provavelmente seja o maior deles. Os Originais da Netflix como “Sense 8”, “Stranger Things” e “Orange Is The New Black” conquistaram milhares de pessoas pelo mundo todo e é grande sucesso também. Porém, esse texto foi pra falar do sucesso que é Friends e o porquê de ela ainda ser sucesso até hoje, o que fez (e ainda faz) dela a melhor série de todos os tempos.

20
11

Escrever artigo sobre este tema

O The Global P. é uma plataforma aberta de debate. Os textos nele postados não refletem a opinião do site. Você tem uma opinião diferente da desse autor? Escreva o seu próprio artigo! Clique aqui e saiba mais.